29/12/2010

"O Livro da Consciência" - António Damásio


O conhecido neurocientista português António Damásio publicou "O Livro da Consciência".
"Neste seu novo trabalho, António Damásio desmistifica a ideia de que a consciência é algo separado do corpo e apresenta novas evidências científicas de que espantosa consciência que é, na verdade, um processo biológico criado pelo cérebro.
Além das três perspectivas tradicionais usadas para estudar a mente ( pessoal, comportamental e neurológica ), Damásio introduz a evolucionista , que implica uma mudança radical na forma como a história da mente consciente é vista e falada.
«A mente permite-nos perceber como é o Mundo, mas é a consciência que nos dá a vantagem subjectiva de dizer «Eu estou aqui, existo, tenho uma vida e há coisas à minha volta que se referem a mim».

Vídeo António Damásio: "What is Consciousness?" em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44876&op=all#ooid=Jlc29vMTrEwiX4AhC69gxoI-ptw8P4eT

Primeiro capítulo do livro em:
http://aeiou.visao.pt/users/126/12625/ManuelDamasio_ab2f0133f15d89dd5bd9a1f9c7b21687.pdf

Sem comentários: