19/04/2010

Um lustro sem lustre


Hoje faz cinco anos que Joseph Ratzinger foi eleito Papa.
Estavam enganados os comentadores que na altura falaram dum "papado interino": Bento XVI veio claramente para ficar, com efeitos nefastos para a Igreja Católica Romana.
Pois em cinco anos o alemão conseguiu cometer mais gaffes do que o seu antecessor João Paulo II num papado de quase 27 anos: frases infelizes sobre os muçulmanos, o levantamento da excomunhão dum bispo que nega o Holocausto, a afirmação (durante a sua visita à África!) que a distribuição de preservativos não resolve mas agrava o problema da Sida, atitudes hesitantes em relação aos crimes de pedofilia, cometidos por clérigos católicos (e fortes indicações de ocultação destes crimes no seu período anterior de cardeal).
E recentemente os confidentes do Papa não ficaram atrás: o pregador padre Raniero Cantalamessa (belo nome felliniano) segundo o qual "os ataques contra a Igreja Católica lembram os aspectos mais vergonhosos do anti-semitismo" ou o secretário do Vaticano cardeal Tarcisio Bertone para quem "a pedofilia está relacionada com a homosexualidade e não com o celibato".

Grande é por isso a tentação de assinalar a efeméride com um cartoon (do António, por exemplo, há vários), mas desta vez prefiro um fiel retrato, a imagem do homem fala por si...


(Oops, um cartoon, ou não!?)

5 comentários:

Rui Mota disse...

Felliniana é a melhor caracterização deste papado, de facto...

Rini Luyks disse...

Pois que pena: o Federico Fellini teria tanto material para inspiração nos dias que correm...

Rui Rebelo disse...

Isto parece-me mais próprio de um filme de terror... mas alguns arguidos do processo casa pia devem estar arrependidos de não terem ido para padres...

Rini Luyks disse...

Mas nunca é tarde, Rui, a igreja precisa de padres com uma boa vocação, de qualquer idade ;)!

Rui Rebelo disse...

"Abusus non est usus, sed corruptela."