10/12/2009

Finalmente!?

Será que finalmente o "negócio sujo do Tamiflu" (http://anacruses.blogspot.com/2009_08_01_archive.html, post 28 de Agosto) vai ser investigado como deve ser?
O vídeo do Channel 4 (link mais abaixo) é excelente!

foto: Armazem de Tamiflu, algures nos EUA


Eficácia do Tamiflu sob forte escrutínio
Esta semana fica marcada pela polémica entre investigadores das ciências médicas e a farmacêutica Roche. O motivo prende-se com a real eficácia do antiviral oseltamivir, comercializado como Tamiflu.
Em artigo publicado no British Medical Journal (BMJ), os investigadores acusam a farmacêutica de não revelar dados essenciais de ensaios clinícos, que permitiriam conclusões sobre a eficácia do antiviral.
O Tamiflu, dizem os autores do artigo, encurta a fase da doença em cerca de um dia, mas não é possível dizer que impede as complicações que podem surgir com a gripe, nomeadamente as pneumonias. Esta seria a razão pela qual a Roche escolheu manter secretos dados de alguns dos ensaios clínicos que levou a cabo, afirma-se no artigo do BMJ.
A farmacêutica refuta as acusações e a direcção do BMJ publicou mesmo um editorial intitulado “Why don’t we have all the evidence on oseltamivir?”, onde se afirma que este não é um medicamento qualquer – foi “adoptado” pelos governos de todo o mundo como arma de primeira linha contra a gripe A – e não podem haver dúvidas sobre a sua eficácia.
O editorial do BMJ
http://www.bmj.com/cgi/content/full/339/dec08_3/b5351
O britânico Channel 4 deu relevo às dúvidas sobre a eficácia do Tamiflu

Sem comentários: