25/08/2009

Galileu Galilei - "Eppur si muove!"



Uma efeméride no Ano Internacional da Astronomia: faz hoje 400 anos que Galileu Galilei começou as suas observações astronómicas, foi pioneiro a usar o telescópio para fins científicos (em 1608 o holandês Hans Lippershey já tinha desenvolvido um tubo com lentes, mas usado para fins bélicos).
Com as suas observações das fases do planeta Vénus Galilei confirmou pela primeira vez empiricamente o modelo héliocêntrico do astrónomo polaco Nicolau Copérnico, proposto no livro deste cientista "De Revolutionibus Orbium Coelestium" - "Das Revoluções das Esferas Celestes", 1543.
Em 1610 Galileu, por sua vez, publicou as suas ideias no livro "Sidereus Nuncius" ("Mensageiro das Estrelas"), mas entrou em consequência disso em rota de colisão com a Inquisição.
Para salvar a pele ele foi mesmo obrigado a renunciar às suas teorias em favor do modelo geocêntrico de Aristóteles, na altura ainda defendido pela Igreja.
No entanto, reza a história que ao sair do tribunal Galilei pronunciou a célebre frase: "Eppur si muove!" - "Contudo, ela move-se!"
A Terra, claro.

Sem comentários: