06/06/2009

A fralda sonora


Ainda na semana do Dia Mundial da Criança aqui uma notícia que neste blogue não pode faltar.
Foi publicada no site "HypeScience" e julgue o caro leitor se é uma boa notícia ou não...
"Uma fralda que acciona um alarme sonoro pode ser uma nova aliada para ajudar a treinar crianças pequenas a controlarem as suas funções corporais. A conclusão foi feita após uma pesquisa realizada com 39 crianças entre 18 e 30 meses.
O processo é simples: a fralda emite um sinal sonoro cada vez que fica suja. Deste modo, a pessoa que cuida da criança não precisa de estar sempre alerta para trocar as fraldas, além de ter maior facilidade em identificar quando a criança pode ser levada ao penico, para começar o treino.
As crianças que participaram na pesquisa apresentaram controle da bexiga em 51.9% do tempo, as que não participaram tiveram controle em 8,3%. Os hábitos de cada criança foram observados durante dez horas diárias antes do início do estudo, ao fim da pesquisa que durou três semanas e dois meses após o treino.
De acordo com Jean-Jacques Wyndaele, da Universidade de Antuérpia, co-autor do estudo, a fralda sonora auxilia o treino e também tranquiliza pais ou amas: "Uma das maiores vantagens do treino com esta fralda é que tanto a criança como a pessoa que está a cuidar dela é imediatamente avisada. O próprio alarme distrai a criança e fortalece a noção do comportamento corpóreo. Quando a criança é levada ao penico neste momento, essa noção é novamente reforçada."
O treino para controlar funções corporais é um passo importante no desenvolvimento das crianças. Os efeitos colaterais da falta de treino passam desde problemas de saúde, como irritações na pele, até problemas sociais, quando a criança não consegue controlar o seu próprio corpo na escola, por exemplo.
A iniciação no treino está a ser adiada até cada vez mais tarde desde os anos '40, quando era feita aos 21 meses, enquanto hoje em dia é feita aos 36 meses. A conveniência de fraldas descartáveis e facilidades na limpeza de fraldas tradicionais podem ser as causas do fenómeno, assim como a ideia de que a criança é ainda muito nova para aprender a controlar o próprio corpo". http://www.sciencedaily.com/releases/2009/06/090603180934.htm
E logo agora que acabei de aprender uma canção infantil tão gira para o meu trabalho musical nas pediatrias:
"Dó-ré, o Zé, dó-ré-mi, já se ri, dó-ré-mi-fá, e diz papá, dó-ré-mi-fá-sol, tem um caracol, dó-ré-mi-fá-sol-lá, tem um dentinho já, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si, nas fraldinhas faz pi-pi, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó, e na caminha faz ó-ó!"
Acho que vou votar contra esta "inovação tecnológica" (mas a verdade é que não tenho bebés para desfraldar...).

1 comentário:

rui disse...

isto só demonstra a perda de olfacto dos pais das criancinhas...