25/04/2009

"Misère au Borinage" - Joris Ivens / Henri Storck (1933)


Hoje fui aos "Dias da Música" no CCB, mas acabei por passar mais tempo na fantástica exposição de imagens "Arquivo Universal" (a não perder, ainda até ao dia 3 de Maio).
Para mim a obra prima é o documentário "Misère au Borinage" (1933) sobre a vida miserável dos operários na região mineira de Borinage (Bélgica) e a sua luta contra as autoridades durante a grande greve de 1932 .
Foi um dos primeiros grandes documentários sociais de Joris Ivens, em colaboração com Henri Storck.
Uma cópia algo defeituosa (às vezes falta parte das legendas em francês/holandês, mesmo assim vale a pena) a ver em: http://www.blinkx.com/video/documentaire-la-misere-au-bori-mpg/U1kpHX7oZJBSJXZYeilUCw .
Mais sobre o cineasta holandês Joris Ivens em http://en.wikipedia.org/wiki/Joris_Ivens

3 comentários:

Rini Luyks disse...

Por isso, caro Rui e Fernando, fascinado pela exposição não me lembrei de verificar se vocês estavam lá para o tal brinde (mas a confusão no CCB também foi grande, como sempre nesses dias).
Vocês vão para o aniversário do Teatro Comuna na quinta feira dia 30 à noite?

(P.S. o concerto de Viktor Kopatchinsky num cimbalão de 120 anos foi muito bom!)

Rui Mota disse...

Completamente de acordo, Rini.
Grande documentário, o "Borinage", do maior documentarista holandês de sempre. Vi-o na Filmmuseum de Amsterdão, aquando de uma retrospectiva da obra do Ivens. Existe um catálogo do Ivens publicado pela cinemateca de Lisboa, que o próprio considerava um dos melhores jamais publicados sobre a sua obra. Aconselho-te a ires lá ver, pode ser que não esteja esgotado. Também podes tentar na Feira do Livro (pavilhão da Cinemateca) que costuma tê-lo. Abre já no próximo dia 30 de Abril...

Rini Luyks disse...

Pois, Rui M., gostava de ter esta edição mas deve estar esgotada.
Vi que é de 1983 e no site da Cinemateca não está mencionada entre as edições disponíveis.
Se não de certeza eu já tinha descoberto o livro, todos os anos costumo vasculhar o (meio) pavilhão da Cinemateca na Feira.