06/02/2009

Bail Out Bill - Toma-lá uma nota e safa-te como puderes!



Em Setembro 2008 o Governo americano lançou um plano de apoio económico de 700 mil milhões de dólares para salvar grandes empresas e instituições financeiras da falência, a chamada "Bail Out Bill".
Muitos americanos consideraram este projecto de lei nada mais nada menos do que uma ajuda exclusiva aos banqueiros e só com um aumento de 150 mil milhões de dólares (destinado a uma baixa de impostos para a classe média e incentivos a pequenas empresas) o plano foi aprovado pelo Senado e Congresso e promulgado como Lei no dia 3 de Outubro.
Mesmo assim o homem vulgar, "the man in the street", não vai ter nenhum benefício desta "Bail Out Bill".
Assim pensou o ilustre desconhecido que montou nesta semana um pequeno balcão "The Bail Out Booth", perto da Time Square em Manhattan (Nova Yorque)... e começou a dar dinheiro vivo aos transeuntes sob o nome "Bail Out Bill" (trocadilho: "Bail out" = libertar sob fiança, ajudar, safar; Bill = projecto de lei... e diminutivo do nome William... e tambem nota de banco!), notícia a ver em: http://www.nbcnewyork.com/news/local/_Bailout_Bill__Hands_Out_Free_Money_Near_Times_Square_New_York.html.
"Por um lado a ideia é divulgar um novo website onde as pessoas podem postar vídeos publicitários, por outro lado "Bailout Bill" também quer ajudar as pessoas da mesma maneira que o governo está a ajudar os bancos!", disse um porta-voz. "Em vez de gastar 500.000 doláres em anúncios de televisão damos uma oportunidade às pessoas de ganhar algum dinheiro."
A única contrapartida: o "feliz contemplado" (ninguém sai com menos de 50 dólares) tem que contar os seus problemas a um colaborador com câmara e microfone.
Muitas histórias sobre problemas comuns: desemprego, doença, dívidas, mas também relatos invulgares como "An unusual bailout request" de "Mysticme" (uma senhora que pede 1000 e tal dólares para o seu gato, Mr. Jenks, que sofre de obstrução uretral e precisa de ser operado; ele é o seu único companheiro desde há 9 anos, uma vez que o marido está na prisão), ou "6 death in 2 years" de "Pickaname" (em dois anos morreram seis membros de uma família, um ataque cardíaco depois do outro, os parentes não têm meios para suportar as despesas dos funerais, com tantas contas a pagar vão ter que vender a casa).
Não posso continuar a ler muito tempo sem a sensação de estar a praticar um género de "voyeurismo" muito esquisito.... é o outro lado do "Sonho Americano".


Sem comentários: