09/05/2008

Os irmãos Quay


O meu post do passado dia 6 (filme de animação do cineasta Jan Svankmayer) foi inspirado pela visita à exposição "Dormitorium - cenários dos filmes dos irmãos Quay" no Museu da Marioneta (ainda até ao próximo domingo dia 10, vale a pena!).
"Os irmãos (gémeos) Quay nasceram nos Estados Unidos onde estudaram ilustração, mas mudaram-se depois para Londres onde deram liberdade à sua imaginação. Filmes com marionetas numa atmosfera escura num universo surrealista. Influências de Leste: os animadores polacos Borowczyk e Lenica, os checos Franz Kafka e Jan Svankmayer" ("O Público").
Na exposição, além dos cenários, também são exibidos (fragmentos de) filmes, entre os quais "Street of Crocodiles", considerado um dos dez melhores filmes de animação de todos os tempos, a ver em

Bleeding Heart Narrative soundtracking The Brothers Quay's 'Street of Crocodiles from Tartaruga Records on Vimeo.

Uma entrevista com os irmãos Quay no estúdio em Londres a ver em

1 comentário:

Anónimo disse...

No 7º Festival de Animação de Lisboa "Monstra 2008" vai ser apresentada uma retrospectiva dos Irmãos Quay em duas partes: a primeira amanhã dia 10 às 21.30 h no Teatro Maria Matos (com a presença dos cineastas), a segunda no dia 15 no às 22.45 h no Cinema King. Entrada três euros e meio.