05/04/2008

India Song

Hoje apetece-me dizer bem do Porto, contrariando as notícias dos últimos tempos: Porto é mais do que escândalos do tipo "Apito Dourado" ou "Escola Carolina Michaelis" (a mais célebre filologa da língua portuguesa e primeira mulher a leccionar numa universidade portuguesa, com certeza nunca pensava que ia ser "famosa" por causa de uma merdinha de telemóvel...).
Estive agora dois dias no Porto a trabalhar para a Fundação do Gil.
Algumas impressões positivas:
- O metro do Porto: muito mais sossegado do que o metro de Lisboa; claro, há menos passageiros, mas também estou a referir-me à publicidade em termos de sons e imagens: muito menos berrante. E um pormenor subjectivo, mas decisivo para mim: o jingle a anunciar uma comunicação para os passageiros é do tipo "mi - dó", faz-me lembrar imediatamente o tema principal da banda sonora do filme "India Song" de Marguérite Duras, música belíssima de Carlos d'Alessio, aqui acima em YouTube uma versão cantada de Jeanne Moreau, a versão original pode ser ouvida em http://www.premiumwanadoo.com/ed.benoit.jacob/indiasong.html# , clicar em "visionner un extrait".
Pelo contrário no metro de Lisboa o tal jingle é um "dó - fá - fá", a fazer lembrar uma canção de Fátima: "A treze (de Maio, na Cova da Iria...)" e a provocar-me um estado de espirito bem diferente...
- "Retire aqui o seu saco cão!" As ruas do Porto são uma maravilha em comparação com Lisboa, falando em limpeza, não encontro dejectos caninos, encontro sim máquinas para tirar um "saco cão".
- Ontem fui a uma casa de provas de vinhos do Porto, perto da Ribeira. Vou lá sempre quando estou no Porto, mas desta vez a minha última visita tinha sido há quase meio ano. Mesmo assim, o empregado ainda sabia que na altura eu tinha comprado duas garrafas de Tawny, uma "Quinta dos Murças" e outra "Quinta Sta. Eufémia", nem uma nem outra ele tinha agora em stock, por isso aconselhou-me um Porto biológico "Casal dos Jordões" que sem dúvida será uma maravilha também. Viva o Porto!

Sem comentários: