01/03/2008

Beatas & Cocó = «!"#$%&/()=?»


"O cinzeiro é um objecto útil tanto para toda a humanidade como para o indivíduo. É, de facto, possível a qualquer um livrar-se nele da sua cinza e nesse mesmo acto trazer-nos um alívio libertador. Isso prova-se de seguinte maneira:
Em caso de extrema escassez de cinzeiros, os corpos cinzéricos acumulam-se no chão tal como as beatas. ESSA SITUAÇÃO NÃO É NADA SAUDÁVEL PARA AS SOLAS."
(Fragmento da palestra do Professor de Estudos Cinzeirísticos em "A Fábrica de Nada", musical em cena no Teatro da Malaposta até domingo 16 de Março).
Caro leitor, depois de uma semana com posts de elevado nível cultural neste blogue, sinto-me agora compelido a abordar um assunto bastante mais "down to earth", mesmo rente ao chão, por assim dizer...
Hoje de manhã, ao descer rapidamente as escadinhas da minha rua em direcção à Estrada de Benfica (para ainda conseguir o CD "Porto Interior" de Rão Kyao e a chinesa Yanan, distribuido gratuitamente com o Diário de Notícias), deparei com uma cena particularmente repugnante. Alguém tinha escorregado num montinho de excrementos caninos, deixando como rasto uma mistura de cocó e beatas que se encontravam lá no chão em grande quantidade. Um sinal dos tempos que correm.
Desde o início do ano existe um fenómeno novo na paisagem urbanística: pequenas irmandades de fumadores unidos nas portas abertas dos estabelecimentos de consumo, lojas e escritórios, os semblantes ainda carregados pela injustiça, infligida pela nova Lei do Tabaco.... Deitar as beatas para o chão deve ser a vingança mínima que se pode esperar nestas circunstâncias.
Em relação ao civismo dos donos de cães já perdi a esperança há muito tempo.
No blogue http://opopulo.blogspot.com/, post de 7 de Dezembro 2007, alguém fez um inventário do lixo, encontrado na rua, durante uma simples ida da casa até ao metro, é impressionante! Nos comentários surgiu logo a ideia de uma "recolha de dados" deste género em grande escala para envio à comunicação social, publicação nos placards das Juntas de Freguesia, nas paragens dos autocarros, etc.
Eu estou a favor!
P.S. (um dia depois do desabafo) Claro que também há fumadores e donos de cães responsavéis, se calhar até formam a maioria, mas infelizmente uma minoria já consegue estragar o ambiente...

1 comentário:

Anónimo disse...

Rini,

Já não vinha aqui há muito tempo, vários comments a fazer:

- Sobre Rossini vale a pena ver isto http://www.youtube.com/watch?v=ewoASfRSJWY&feature=related

Já jogámos a ouvir isto, em tempos de alguma loucura, mas ao menos num local onde não se fumava...

- Em relação às auroras boreais, existem relatos de casos em Portugal em que, há cerca de 70 anos, os padres optavam por dizer à população do interior que eram fenómenos normais que ocorriam "de 50 em 50 anos"...

A Igreja a quebrar um pouco de obscurantismo mas a não deixar de transmitir um certo tom ilusório de conhecimento e domínio do universo, conferindo auras de misticismo a um fenómeno que assustava as massas e onde podia fazer o papel de zeladora de almas...

Dervich