09/03/2008

Astor Piazzolla - Lunfardo (Montreal 1984)

Ontem de madrugada quase fiz as pazes com a RTP, vi três programas fabulosos:

- documentário sobre a actriz italiana Anna Magnani (nascida há 100 anos);

- "Tango among friends", documentário sobre a história do tango, entrevistas com o maestro Daniel Barenboim (argentino de origem) e imagens raras de arquivo;

- o concerto de Astor Piazzolla e o quinteto Tango Nuevo no Coliseu dos Recreios no dia 11 de Novembro 1987 (grande emoção, pois eu estive lá, residente em Portugal há poucos meses; até fiz, à boa maneira holandesa, uma gravação clandestina do concerto, mas o crime já deve ter prescrito, aliás a cassete está cheia de ruído...).

Escrevi "quase fiz as pazes com a RTP", por causa do horário vergonhoso das emissões: entre meia noite e as quatro de manhã... mas gravei tudo!

Aqui um vídeo de Piazzolla com o mesmo quinteto que actuou no Coliseu: Astor Piazzolla - bandoneon, Horacio Malvicino - guitarra, Hector Console - contrabaixo, Pablo Ziegler - piano, Fernando Suarez Paz - violino.

Mais música de Piazzolla em: http://br.youtube.com/results?search_query=astor%20piazzolla&search=Search&sa=X&oi=spell&resnum=0&spell=1 (tem, para a minha surpresa, vários vídeos recém-colocados do outro concerto dele a que assisti, em 1985 no Muziekcentrum Vredenburg em Utreque, Holanda; ainda me lembro da sua apresentação: "Bonsoir mesdames e messieurs, je m'appelle Astor Piazzolla, je ne chante pas!")

4 comentários:

Anónimo disse...

Rini,
Que coincidência: também eu vi, ontem, os mesmos programas na RTP2. Um pouco por acaso, pois estava a fazer "zapping" e apanhei a Magnani. Depois foi só seguir...
Já sobre o Astor, não estive no Coliseu, pois ainda vivia na Holanda nessa altura, mas estive no concerto do Vredenburg em 1985. Voltaria a vê-lo no Carré em 1987 (com a Milva) e em 1989 (com o Pugliese) naquele que seria o seu último concerto na Holanda. Um génio musical. Palavras para quê?
Só não gravei concertos ilegalmente, mas ninguém é perfeito, não é verdade?
Sobre a RTP2, estou completamente de acordo.

Rui Mota

Rini Luyks disse...

Caro Rui M.,

Quanto à comportamentos ilegais estou em boa companhia: o próprio Astor Piazzolla confessou nesse programa da RTP 2 que num período de penúria em Buenos Aires roubou uma vez a partitura de "Le sacré du Printemps" de Igor Strawinsky que ele queria estudar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O argumento do Astor é imbatível. Estás desculpado.

RM