12/02/2008

Zeitgeist, o Filme




Falaram-me recentemente do Zeitgeist, the Movie , uma produção independente sem fins que apresenta uma série de teorias de conspiração relacionadas com o Cristianismo, os ataques de 11 de setembro e a Reserva Federal dos Estados Unidos da América. O Filme foi lançado gratuitamente on-line em Junho de 2007 e foi apresentado como como um premiere global em Novembro no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.



Vale o que vale, mas vale a pena ver: http://zeitgeistmovie.com/

5 comentários:

Rini Luyks disse...

Um dos princípios perversos (hoje em dia se calhar até o principal...) do capitalismo é mesmo auto-sustentar-se, apoiando os dois lados da contenda numa guerra ou mais recentemente no terrorismo. Achei estas partes do filme bastante convincentes.
Quanto ao tema religião (a primeira parte do filme), devia-se distinguir mais o sentimento religioso e as instituições religiosas, ligadas ao poder.
Aliás, nos últimos tempos houve neste blogue vários posts sobre assuntos, tratados neste filme, aqui uma pequena lista:
30-1-'08: Ascensão ao poder de Hitler;
17-12-07: Discurso Harold Pinter;
2-10-'07: Carta Chefe Índio ao Grande Chefe em Washington;
11-9-'07: the Truth sobre 11-9-2001;
10-9-'07: Bala Santa, forças ocultas no Vaticano; etc.

Anónimo disse...

Pois é Rini, a questão de isto tudo ser uma conspiração para tomar conta do mundo é um pouco sensacionalista, mas no meio vão-se dizendo muitas verdades.

Anónimo disse...

Hoje (18 de Fevereiro) o Diário de Notícias dedica uma página inteira (p. 60) ao filme. O próximo dia 15 de Março vai ser proclamado "Dia Z", vão ser organizadas sessões do filme em espaços públicos em vários países; em Portugal entre outros em Cascais (Lótus bar), Braga (Universidade do Minho) e Lisboa (Associação Portuguesa de Surdos).

Anónimo disse...

Na Associação Portuguesa de SURDOS, ouviram!?
Local bastante emblemático, considerando o assunto do filme...

Jorge Oliveira disse...

Existem "outras leituras" desse filme, especialmente a sua primeira parte:

http://www.apologia.com.br/?p=67#more-67

Abraços