30/01/2008

O Dia 30 de Janeiro




Efeméride de dois acontecimentos dramáticos com grande influência na História.
Faz hoje 60 anos que Mahatma Gandhi foi assassinado a tiro por um militante do grupo radical Hindu Mahasabha. Este grupo pretendia a unidade do subcontinente indiano (Índia e Paquistão tinham-se tornado independentes no ano anterior), mas ao contrario dos ensinamentos de Gandhi admitiu o recurso à violência. Como se sabe, a região nunca mais deixou de ser um barril de pólvora.
Faz hoje 75 anos que Adolf Hitler foi nomeado chanceler pelo presidente Paul Von Hindenburg, numa tentativa desesperada de resolver a crise política na Alemanha. Se calhar os políticos da ordem estabelecida pensavam que podiam controlar a situação, mas Hitler livrou-se rapidamente dos partidos políticos. As primeiras vítimas foram os comunistas, nomeadamente depois do incêndio do Reichstag de Berlim em 27 de Fevereiro 1933, menos de um mês depois da ascensão ao poder de Hitler. Esse incidente foi atribuido ao comunista holandês Marinus van der Lubbe, mas nunca esclarecido. Facto é que ele foi condenado e decapitado em Leipzig.
O acontecimento calhou muito bem aos Nazis: tinham um motivo para começar as perseguições, com as nefastas consequências conhecidas. Só em Dezembro 2007 Marinus van der Lubbe foi ilibado pela justiça alemã...

Sem comentários: