23/11/2007

"Laat me / Vivre": Ramses Shaffy & Liesbeth List (2005!)

9 comentários:

Rini Luyks disse...

Caramba! Espero ter uma voz assim aos 72 anos (e a Liesbeth também está bem "conservada" aos 64).

Anónimo disse...

Claro. Para além desse aspecto, é comovente a entrega de ambos. "Chapeau"!

xistosa, josé torres disse...

Velhos são os trapos!!!
Este nem necessita de ser remendado como a Liesbeth!
É por isso que alguns são eternos ...

zé lérias (?) disse...

Muito bem!

Bom fim de semana para todos vós.

Anónimo disse...

Claro que eu estava a falar sobre a beleza interior da interpretação deste dueto, parece-me que existe uma predestinação feliz nesta união artística de mais de quatro décadas.
Ambos tiveram uma juventude dramática.
Ramses Shaffy nasceu em 1933 em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, filho de um diplomata egípcio (só conheceu o pai nos anos '80) e uma condessa polaca de origem russa. Quando a mãe ficou doente (tuberculose) ele foi viver com uma tia na Holanda, depois colocado numa instituição para crianças e afinal numa família de acolhimento. Aqui teve uma adolescência feliz e entrou em 1952 na Escola de Teatro de Amesterdão.
Liesbeth List nasceu em 1941 como Elisabeth Driessen num campo de concentração japonês em Bandung (Indonésia, na altura colónia holandesa). A mãe suicidou-se aqui e depois da guerra, a Liesbeth viajou com o pai para a Holanda. O pai casou de novo mas a madrasta não quis saber da menina e depois de umas férias na ilha de Vlieland ela foi adoptada por uma familia List, que vivia lá num farol. Aí a Liesbeth teve uma juventude feliz e aos 18 anos foi estudar canto em Amesterdão. Ela ficou conhecida pelas interpretações de "chansons" de Jacques Brel e Edith Piaf e recebeu em 2005 a condecoração francesa "Chevalier de la Légion d'Honneur" (a mesma que foi atribuida à cantora portuguesa Misia).

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Outro gigante da música holandesa, Herman van Veen, homenageou Ramses Shaffy com uma versão bonita da mesma canção "Laat me" (segundo alguns até mais bonito do que o original).
Post a seguir.

Anónimo disse...

Muito bem Rini. A história da Liesbeth é ainda mais dramática do que eu pensava. Talvez seja possivel encontrar algum vídeo dela com interpretações do "Mauthausen Cyclus" de Mikis Theodorakis. Lembro-me de ter lido as opiniões do compositor, que considerava as versões de Liesbeth ao nível das originais (cantadas por Maria Farantouri).

Anónimo disse...

Liesbeth canatando Vivre pour Vivre é dilacerantemente lindo...