24/11/2007

"Dorus" - Tom Manders (anos '50 e '60)


Na pele da personagem "Dorus", o vagabundo, Tom Manders foi uma figura muito popular nos primeiros tempos da televisão na Holanda.
Tinha um show com sketches e canções, emitido a partir do café "Saint Germain des Prés" em Amesterdão (http://www.dorus.info/, capítulo "op het net").
Dois fragmentos lendários na historia da televisão holandesa:
- "Het muizevalletje", Dorus pede patente para uma ratoeira, inventada por ele (com Manders a interpretar os dois papéis no sketch):
https://www.youtube.com/watch?v=JEDySWqIgws
- "Poesie Mauw", uma criança de três anos ao colo do Dorus não para de cantar:
 https://www.youtube.com/watch?v=66pEJ-zMH6s

5 comentários:

Anónimo disse...

geen kaas vandaag...

Anónimo disse...

onde é que estão as legendas?

Anónimo disse...

Hoje não há queijo...

Anónimo disse...

O.K. Rui R., tens razão, mas o gag da ratoeira quase não precisa de legendas. O velho funcionário bebedor do registo já viu de tudo, mas agora um vagabundo vem pedir patente para uma ratoeira. Mantém o pedido mesmo depois de o funcionário mostrar o livro, onde já estão registadas 1971 patentes para ratoeiras. O vagabundo mostra então a sua primeira versão da ratoeira (com queijo), rejeitada pelo funcionário por razões óbvias. Na segunda versão, "melhorada", queijo já não é preciso: tanto faz se o rato chega do lado esquerdo ou direito, ele espreita por cima da faquinha ("hoje não há queijo) e zás...

Rini Luyks disse...

Correcção: 2971 patentes...