15/10/2007

Dia de sensibilização para a intermitência


(transcrição do texto no site http://www.aipcinema.com/ )
O dia de sensibilização para a Intermitência tem lugar na Sexta Feira dia 19 de Outubro e pretende chamar a atenção para os problemas relativos aos profissionais com trabalho intermitente.
Nesse dia pretende-se desenvolver diversos materiais de informação e sensibilização. A ideia é ler um texto em TODOS OS EVENTO CULTURAIS NAQUELE DIA (antes dos espectáculos, nos intervalos dos concertos, das filmagens, dos ensaios...).
O Comunicado:
"Dia de Sensibilização para a Intermitência, 19 de Outubro 2007.
Este comunicado que hoje está a ser lido em vários eventos culturais do país representa o sentimento geral dos profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual.
Sabia que não há enquadramento jurídico que se adeque a estas profissões? Sabia que estes profissionais não podem estar doentes, grávidos, lesionados ou desempregados?
Hoje é o nosso dia nacional de sensibilização para a intermitência.
Dizemos que somos intermitentes porque o nosso trabalho é sempre discontínuo e temporário. Essa é a natureza das nossas profissões!
Trabalhamos sucessivamente de projecto em projecto, com pessoas diferentes e isso implica a mobilidade dos profissionais e permite a diversidade das produções.
Queremos ter acesso aos mesmos direitos e às condições básicas de qualquer trabalhador por conta de outrem. Como estes, somos profissionais especializados, cumprimos horários, num local de trabalho específico, sob a direcção duma entidade.
Por todas estas razões, precisamos de uma definição legal de intermitência, que nos permita pagar a segurança social de acordo com o salário que recebemos e que nos proteja de situações de carência.
Precisamos de um contrato de trabalho adequado à nossa realidade.
No último ano, representantes das áreas da dança, do teatro, da música, do circo, do cinema e do audiovisual têm vindo a apresentar e a defender propostas concretas sobre esta questão. Esperamos que este esforço resulte numa lei que nos sirva a todos.
Lembrem-se que apagadas as luzes da ribalta existe uma realidade que não pode continuar a ser ignorada.
Muito Obrigado e Bom Espectáculo!"
(No fim da noite do Dia de Sensibilização para a Intermitência haverá uma Festa na Galeria ZDB, Rua da Barroca 59, Lisboa.
Música ao vivo com a Kumpania Algazarra)

9 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Na postagem anterior fiz os comentários todos.
Não tinha visto isto.

Tenho desgosto de ser português e cada vez mais desejo que o meu filho case, vendo a barraca e vou para Espanha.

INTÉ !!!

xistosa, josé torres disse...

Ninguém comenta!!!!!!!
Todos, os que estamos do lado de cá, da barricada, somos cúmplices.
Ergamos a voz, pois a cultura é o desenvolvimento, de qualquer ser. Mesmo que seja Menezes, com "z"!
Ou outro "M" qualquer, inclusivé o de "merda" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

não há muito a comentar. agora há que agir. da minha parte já estou a divulgar e estarei onde fôr preciso estar para levar avante esta luta.

resta-me referenciar a origem deste texto segundo me informo o JPN do "respirar o mesmo ar"- "a equipa de trabalho que preside a uma plataforma que há mais de um ano está a negociar com o governo a regulamentação de um estatuto profissional que enquadre os trabalhadores dos espectáculos como profissionais intermitentes."

Anónimo disse...

Caro Rui,

Espero encontrar-vos (a ti e ao JPN) no ZDB na sexta feira (ou já no sábado, a festa começa à 1 h).
Estive na última reunião da Plataforma dos Intermitentes no espaço RE.AL, onde os vários grupos de trabalho foram formados (só que não tinha tempo para fazer parte de um deles, prefiro tocar então...)

Anónimo disse...

caro Rini,

vou para Pamplona amanhã e só volto segunda. Infelizmente não posso ir mas desse encontro vão resultar outros e espero lá estar.
aqui no anacruses tens feito deste assunto um estandarte e eu corroboro contigo e não me esqueço da recente perda do Pedro Alpiarça que também embandeirava esta luta.

abraço

Anónimo disse...

A Noite do Intermitente no ZDB foi boa. A meia noite fizemos uma curta arruada com a banda pelo Bairro Alto para divulgação da ideia e depois um concerto até às três de manhã (com as condições de costume no ZDB: sala cheia de gente sem ar condicionado, músicos já encharcados de suor à terceira música e uma amplificação horrível, mas neste caso é o ideal que conta...).
Agora tentar dormir um bocado, pois daqui a pouco já nos espera mais uma viagem de carrinha até Salzedas (zona de Lamego), Festival das Aldeias Vinhateiras.
Sábado (hoje...) um concerto dos Algazarra e domingo uma particapação no concerto das Tucanas.

Anónimo disse...

..particapação, parte o capacete, participação...

Anónimo disse...

eu ando por Sanguesa (perto de Pamplona) para fazer "O Grande Criador" numa igreja transformada em teatro.

Tenho pena de não ter estado na ZDB. Espero pela próxima. Sabes qual o resultado do encontro?

bons espectáculos para ti. Eu ainda me faltam mil quilometros até Lisboa.

Anónimo disse...

Rui, não estive no encontro antes da festa no Salão Nobre do Teatro D. Maria II, nessa altura estava a fazer soundcheck no ZDB.
Mas foi lido um comunicado em todo o lado e já existe um spot intermitentes.