01/04/2007

Nº 100


O colega Rui convidou-me para escrever o Post nº 100 deste blogue e tal como no Post nº 50 (do dia 7 de Fevereiro) não consigo evitar um assunto escatológico.
É que na minha terra, a Holanda, a frase "Ik moet naar nummer 100" ("Tenho que ir ao nº 100") quer dizer: "Tenho que ir à casa de banho". Generalizou-se a utilização da abreviatura inglesa "W.C." (water closet), mas cada língua tem vários nomes em calão para este espaço na nossa casa. Na "Wikipédia", versão em holandês, contei uns 25, como por exemplo: "plee", "gemak", "privaat", "kakdoos", "schijthuis" (na minha província esta última palavra também é usada para caracterizar uma pessoa medricas ou piegas), na versão em português o assunto não é abordado, não sei porquê.
Parece que a ideia para a casa de banho moderna nasceu em Inglaterra. Em 1596, depois de uma mal sucedida carreira como poeta, John Harington, um cortesão da Rainha Isabel I da Inglaterra, fez os primeiros esboços para uma sanita, no século 18 o canalizador George Jennings aperfeiçoou os mecanismos e em 1775 um certo Alexander Cumming pediu patente para um tipo de autoclismo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa Rini.

A tua exposição cientificamente escatológica pareceu-me adequada e original.

O post nº 100 representa uma certa maturidade do ANACRUSES e o teu post revela a decência com que falamos de assuntos que poderiam facilmente resvalar para o ordinário.

Anónimo disse...

E se tudo corre bem, podemos provavelmente neste mês de Abril esperar o visitante nº 10.000 deste blogue!?

Anónimo disse...

Será que a escassez de comentários a este post indica que até um assunto tão simples como a defecação ainda é um tabu neste país!?
Já nos anos sessenta houve na minha terra um anúncio televisivo duma marca de papel higiénico "Popla": "Koning, keizer, admiraal, Popla kennen ze allemaal" ("Rei, imperador, almirante, todos conhecem Popla."), imediamente alterado pelo povo na rua: "Koning, keizer, admiraal, poepen moeten ze allemaal" ("....todos têm de cagar!"). A simplicidade é bonita.

Anónimo disse...

Não me parece Rini. Respondi noutro post a um comentário que dizia que eu "cagava música". Pelos vistos a terminologia no ANACRUSES aderiu à referencia escatológica.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.