23/02/2007

Zeca Afonso


Faz hoje 20 anos, numa manhã chovosa, estava eu nas Caldas da Rainha, quando acordei com a notícia na rádio de que o Zeca tinha morrido de madrugada. Chorei. Chorei e a tristeza invadiu-me o corpo com dor como se me tivessem amputado parte da minha esperança. Cresci a ouvir Zeca e ele foi a grande influência musical e ideológica da minha infância e juventude. O simples facto de estar aqui a escrever sobre ele emociona-me e por isso vou parar pois não há palavras que alcancem a sua grandeza.

Uma coisa eu sei:

Nunca vou deixar de o cantar.

15 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui, parece que estamos numa sintonia simultânea bem a propósito.

Anónimo disse...

é verdade. Comentei o mesmo no teu post. o Zeca é uma figura incontornável.

Anónimo disse...

E eu de o ouvir :D
Tinha meses quando morreu, mas felizmente os meus pais mostraram-me quem ele foi assim como a sua musica. No minimo..tocante.

António Madureira disse...

O Zeca é tão intemporal, que à pouco tempo o movimento de grupos musicais do pop rock criou o designado Filhos da Madrugada, em dois CD's, demonstram que a beleza das suas músicas ultrapassa qualquer estilo musical.

Anónimo disse...

20 anos depois, uma voz para sempre...

Special K disse...

Olá, obrigado pela visita e pelo comentário. Também eu nunca vou deixar de cantar o Zeca. Um abraço.

Astray disse...

Pode já não estar entre nós para falar mas a sua voz será para sempre ouvida!

Anónimo disse...

Zeca somos nós, o Povo, como ele, Povo que ele amou. Zeca sofreu, sem nunca pedir nada, o Povo é ele, nós somos Zeca.

Até amanhã companheiro

Minda disse...

Só morre quem esquece. Ou seja, o Zeca não morreu... ele está presente na memória de quantos o admiram.
E eu, tal como tu, também chorei nesse dia tal como ainda hoje me emociono até às lágrimas ao ouvir as suas cantigas...
Zeca sempre! Bom fim-de-semana.
E parabéns pelo teu blog. Vou tentar voltar mais vezes e, para já, vou linká-lo lá no Infinito's.
(obrigada pela visita ao meu cantinho).

Anónimo disse...

Ainda bem que tu vais sempre cantá-lo. Eu não sei cantar mas também hei-de sempre cantar as músicas do Zeca. Sou uma filha de Abril e ainda tive o privilégio de o ver tocar ao vivo. Memórias de infância inesquecíveis. O Zeca é um grande músico, um grande poeta, um grande Homem. Muito obrigada por teres participado e enriquecido a minha singela homenagem. Digo contigo: Zeca, sempre! Pois assim o sinto e o transmito aos que me são queridos.
Um abraço!

zoltrix disse...

Sempre entre nós! Ele é intemporal

Snail disse...

Obrigado pelo comentário! eu tb vou cantá-lo sempre apesar de não saber cantar!

Anónimo disse...

Sempre connosco, no "nosso cantar"
Beijinho *


- penso que era do rui um comentario que eu tinha, mas ao moderar perdi juntamente com outros..:( peço desclp,mas o blogspot ja me fez isto algumas vezes :((

Anónimo disse...

genial a versão da catarina eufemia. que bonito alguém homenagear zeca assim...

Anónimo disse...

Podes crer. Estou contigo, Rui!