07/02/2007

SIM à Liberalização do Momento Absorto



Como era de esperar: nos últimos dias de campanha antes do referendo sobre o aborto a discussão sobe de tom, é um "vale tudo" onde muitas vezes os argumentos são substituidos pela mais pura demagogia.
Já na semana passada a Sra. Alexandra Tété, presidente da Associação Mulheres em Acção, conseguiu fazer ferver o sangue de muita boa gente com o seu discurso tipo "Auto da Fé" no programa "Sociedade Civil" no Canal Dois. Ela defende o "Não" ao aborto em todas as circunstâncias, incluindo violação e malformação do feto. Vale a pena ler a entrevista com esta dona de casa com 8 filhos ("Ai meu Deus, Deus me livre!", mas pronto, cada uma faça como quiser, é exactamente isso que ela não deixa!) no site www.mulheresemaccao.org/ .
E ontem vi escrito em todos os degraus de uma escadaria do Metro Rotunda o texto "Eu tenho dez semanas", pintado por mãos provavelmente pouco habituadas aos pulverizadores de graffiti.
Apetece-me retribuir a provocação na mesma moeda e escolher esta frase como título de um "Hino ao Direito à Eutanásia para o Feto Indesejado", de preferência cantado por Marco Paulo (afinal este blogue também é sobre música...):

"Eu tenho dez semanas, quinze anos os meus "pais",
façam alguma coisa, eu não aguento mais."


O quê? Muito mau gosto? Mmm...O.K., concordo. Por isso será muito bom quando acabar o brandir de Cruzes e Satanases à volta da questão do aborto que, quanto a mim, nem devia ser referendado, mas simplesmente possibilitado por lei.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rini... Parece-me que a única coisa inteligente a fazer é não perder o discernimento e defender o mais possivel uma sociedade mais justa e tolerante não valorizando demasiado movimentos fascistas e demagogos. Não devemos também deixarmo-nos levar pela indignação entrando em questões que nada acrecentam à consciência colectiva e à boa cidadania. Isto é apenas mais um passo na longa caminhada pelos direitos humanos e pela gualdade. E esta caminhada ainda está longe de terminar.

Anónimo disse...

É verdade, Rita, é tão difícil a pacificação com meios meramente pacíficos...

Anónimo disse...

seja bem vindo caro amigo. Já me sentia sózinho num deserto e cheio de trabalho para fazer.
Parece que o nosso colega FM não escreve nada desde o dia 1 de Janeiro. Penso que isto é razão suficiente para reunião extraordinária do Conselho de Administração.

Em relação ao aborto já disse o que tinha a dizer no post do "aborto musical".

Há questões onde a democracia só atrapalha...

Anónimo disse...

Caro Rui,

Acho que vou ver o colega FM com alguma regularidade nos próximos tempos num trabalho de fertilização artística que talvez possa dar também algum novo fôlego a este blogue!?
É verdade que a actividade de bloguista solitário é bastante extenuante, sobretudo quando a ideia inicial não foi esta.
Nas últimas duas semanas tive duas estadias de trabalho no Norte do país e já notei que estar num computador no lounge de um hotel (mesmo de luxo) não é a mesma coisa que chafurdar à vontade no cantinho da minha mansarda.
Vamos ver...