07/01/2007

Projecto Tao II

CONCENTRAÇÃO
Após ganhar vários torneios de Arco e Flecha, o jovem e arrogante campeão resolveu desafiar um mestre Zen que era reconhecido pela sua capacidade como arqueiro.
O jovem demonstrou grande perícia técnica quando acertou num distante alvo com a primeira flecha lançada, e ainda foi capaz de dividi-la em dois com o seu segundo tiro.
"Sim!", exclamou para o velho arqueiro, "Veja se pode fazer isso!"
Imperturbável, o mestre não preparou o seu arco, em vez disso fez sinal para que o jovem arqueiro o seguisse para a montanha . Curioso sobre o que o velho iria fazer, o campeão seguiu-o para o alto até alcançarem um profundo abismo atravessado por uma frágil e pouco firme tábua de madeira. Calmamente caminhando sobre a insegura e certamente perigosa ponte, o velho mestre escolheu uma árvore longínqua como alvo, esticou o arco, e acertou num claro e directo tiro.
"Agora é a tua vez," disse ele enquanto suavemente voltava para solo seguro.
Olhando com terror para dentro do abismo negro e aparentemente sem fim, o jovem não conseguiu caminhar pela prancha, muito menos acertar um alvo de lá.
"Tens muita perícia com o teu arco," disse o mestre, percebendo a dificuldade do jovem, "mas tens pouco equilíbrio com a mente que nos deve deixar relaxados para nos concentrarmos no alvo."

8 comentários:

Rui Rebelo disse...

parece impossível! Com um post tão bonito e profundo, os visitantes e colaboradores preferem fazer comentários "galhofantes" em consultórios musicais e discussões de lixo televisivo. Que desgraça!

Anónimo disse...

É caso para dizer que falta aos leitores deste blog algum "equilíbrio com a mente". Ou não.

Anónimo disse...

sim!

Anónimo disse...

Depois de um dia de árduo trabalho temos o direito de chafurdar um bocadinho. Disse uma terapeuta de música que conheço. Deve ser isso...

Anónimo disse...

sem dúvida. chafurdar. mas de quando em quando - elevar.

Anónimo disse...

kero + contos destes

Anónimo disse...

caro anonymous,

Gostaria diferenciasse a sua identificação anónima da de outro anónimo qualquer. São sempre bem-vindos mas não são concerteza todos o mesmo.
Relativamente aos contos taoístas, são apenas copy/paste de contos que encontro na net. Faça uma pesquisa no google e vai ver que encontra imensos.

cumprimentos identificados

Anónimo disse...

*errata
"com certeza" e não "concerteza"