12/01/2007

Corleone's Waltz - O Papa Sorriso


No verão passado vi em DVD as três partes da obra monumental de Francis Ford Coppola "The Godfather" ("O Padrinho") com música de Nino Rota e Carmine Coppola (pai do realizador).
Em "The Godfather III " (1990) um dos temas principais da banda sonora é a "Corleone's Waltz". Nesta última parte da trilogia é abordada a polémica em relação à morte do Papa João Paulo I em 1978, nunca completamente esclarecida.
O "Papa Sorriso" era a favor de uma Igreja dos Pobres, repudiava dogmas, ostentação, luxo e formalidades, condenava e queria acabar com as duvidosas ligações financeiras do Vaticano. Ele também desejava uma revisão das posições tradicionais da Igreja Católica sobre temas como aborto e contracepção, entrando em choque frontal com a ordem estabelecida na Igreja com os seus tentáculos para vários sectores da sociedade.
A brevidade do seu pontificado (33 dias) suscita especulações até aos dias de hoje: será que ele foi vítima de uma conspiração? A problemática voltou à actualidade com a publicação do livro "O Último Papa" da autoria do escritor/jornalista Luís Miguel Rocha (ed. Saída de Emergência), um romance/policial a confirmar a tese do assassinato. Lançado em várias línguas no dia do aniversário da morte do Papa João Paulo I, o livro tornou-se rapidamente um best-seller.
Entrei em contacto com o escritor e o editor através do site http://www.ultimopapa.com/ e propus-lhes a ideia (que foi aceite) de interpretar a "Corleone's Waltz", tocado por um trio de acordeão, clarinete e contrabaixo, durante a apresentação do livro nas Ruinas do Convento do Carmo em Lisboa no dia 29 de Setembro do ano passado. Foi uma noite memorável.

"Corleone's Waltz" a ouvir em:

http://www.forzadagro.org/Archivio/Musica/Nino%20Rota%20-%20Theme%20from%20The%20Godfather.mp3 (versão no filme)

http://www.forzadagro.org/Archivio/Musica/Ennio%20Morricone%20and%20Nino%20Rota%20%20-%20The%20Godfather%20Waltz.mp3 (versão de orquestra)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rini,

É um prazer ler um post teu. Mas tenho algo a dizer:
Aquilo que me despertou mais interesse foi a vossa versão para acordeão, c/baixo e clarinete... E é a única informação à qual não posso ter acesso e ainda acabas o post metendo inveja a dizer que foi uma noite memorável...

Ora, isso é maldade.

Rini Luyks disse...

Caro Rui,

Vou te mandar por mail as mensagens que foram trocadas nas últimas 24 horas antes do lançamento do livro (inclusive a pauta artesanal da valsa, aqueles gatafunhos não ficavam muito bem num blogue sério como este, ainda tenho algum pudor...). Pois, foi mesmo uma pequena loucura da última hora. Também o ensaio entre os três músicos (eu, João Madeira e Gonçalo Lopes, sim, o primeiro paciente do "Consultório Musical"!) efectuou-se por mail, não houve tempo para um ensaio "físico". O entusiasmo pela ideia foi tanto que conseguimos isto, recebemos os louvores do apresentador Francisco José Viegas, um livro autografado, um jantar volante e um cachet não solicitado da parte do editor! Assim é que dá gozo trabalhar! Ainda por cima encontrei naquela noite um músico que me indicou o caminho para uma nova banda, a saudavelmente maluca Kumpania Algazarra (P.S. há uma mão cheia de espectáculos na Grande Lisboa nas próximas semanas, a ver na agenda de http://www.kumpanialgazarra.com/)

Anónimo disse...

é o que se pode chamar de acontecimento frutífero.
fico à espera do teu mail.